A tecnologia está cada vez mais presente no campo. A produção de alimentos é diretamente beneficiada com tantos avanços. Inovações como o plantio direto (que começou lá nos anos 70), o melhoramento genético e o recente uso de softwares para a melhoria da produtividade são algumas das tantas que chegaram às fazendas. Graças a elas, hoje é possível produzir muito mais e com mais qualidade sem precisar necessariamente ampliar a área de plantio.
Se o GPS já ajudou imagina os softwares que fazem quase tudo?
O GPS aplicado à agricultura foi um marco importante. O sistema de localização por satélite abriu a porteira para a implementação de outras tecnologias. Não demorou para chegarem ao campo máquinas e implementos que fazem uso deste sistema.
A agricultura digital, tão comentada nos últimos anos, trouxe ainda mais facilidade para a produção agrícola. Os aplicativos tornaram possível ao agricultor monitorar culturas de forma remota, acompanhando tudo via smartphones, computadores ou tablets.
Possibilidades de sensores espalhados pela propriedade e conectados à internet geram um grande volume de dados que podem ser analisados e aplicados para melhorar os processos e tomadas de decisão.
A chegada dos softwares de gestão e monitoramento agrícola estão entre os mais recentes avanços tecnológicos. Eles permitem o monitoramento e facilitam a gestão da fazenda, desde as finanças, tomada de decisão, recursos de equipamentos e pessoal até a colheita.
Benefícios da tecnologia no campo
Existem tecnologias específicas para cada momento, desde os produtos do melhoramento genético, como a produção de sementes, até a comunicação com os consumidores finais.
Nós listamos aqui 10 benefícios que o uso da tecnologia traz para a produção agrícola.
- Melhora a produção
- Otimiza o uso de insumos
- Evita desperdícios de água, fertilizantes e defensivos
- Reduz os impactos negativos ao meio ambiente
- Aumenta a produtividade da lavoura
- Facilita a comunicação entre produtor, operadores, administradores e agrônomos com o uso de celulares e ferramentas on-line
- Diminui custos de acesso a serviços – seguro e crédito, por exemplo
- Facilita o acesso a informações sobre o mercado e sobre novas ferramentas
- Reduz riscos de perdas com eventos climáticos, pragas e desastres naturais
- Ajuda a aumentar a renda do produtor com mais qualidade na produção agrícola